Translate

Vida Saudável

Aqui encontrarás publicações sobre saúde e bem estar, o objectivo não é ser magro mas sim saudável. Nosso propósito é fazer com que você sinta-se bem na sua pele, se é uma gordinha feliz ótimo continue usufruindo de tudo que a vida tem de melhor mas com inteligência, se não é feliz leia, informe-se o que não falta é matéria para você aprender como manter-se em forma e saudável, dicas e sugestões de como manter-se linda e feliz! Mas raciocine e encontre um meio termo para alcançar seus objetivos, não adianta fazer todos os tipos de dietas e acabar com anorexias, bulimias e outras doenças tristes que ultimamente tem aparecido por conta da busca do corpo ideal, que distorcido por muitos, traduz-se em magreza extrema o que na verdade não é o que desejamos, o ideal é aceitar suas limitações e fazer o possível para estar saudável!! Sejam Felizes!!


 

  Chá-mate para emagrecer





Conheça mais sobre as inúmeras propriedades do chá-mate, especialmente sobre sua capacidade de ajudar a emagrecer, além de conferir dicas de consumo.

O mate é uma planta nativa de região dos pampas brasileiros e serve como base na receita de um delicioso chá, que recebe o nome da planta. Recentemente vários pesquisadores resolveram investigar melhor as propriedades dessa bebida e os resultados foram surpreendentes.

Auxílio na perda de peso

O chá-mate  pode fornecer uma excelente ajuda para as pessoas que pretendem emagrecer, pois o estudo revelou que, três doses diárias com 300ml da bebida pode diminuir em até 13% os níveis de colesterol LDL, considerado como mal colesterol, além de aumentar o HDL, o bom colesterol, que faz o transporte reverso de gorduras dos tecidos para o fígado, onde serão metabolizadas e excretadas.
Também serve como diurético, ajudando na eliminação de líquidos, que podem promover uma sensação de inchaço; ajuda a controlar o apetite e reduz os níveis de ansiedade e estresse; possui a capacidade de aumentar o metabolismo e diminuir a gordura abdominal, que está intimamente relacionada ao aumento das taxas glicêmicas e resistência à insulina, prevenindo a diabetes e outros problemas relacionados a distúrbios metabólicos.
O estudo também mostrou que o uso contínuo do chá-mate diminui as chances de surgimento de alguns tipos de cânceres, como o de próstata, além de diminuir o aparecimento de algumas doenças crônicas, melhorar o processo de cicatrização e combater o envelhecimento precoce, por ser rico em antioxidantes.

Componentes da erva-mate

A erva-mate é formada por diversos componentes. Entre eles, pode-se destacar:
  • Água, celulose, gomas, dextrina, resina aromática
  • Alcalóides: cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina
  • Celulose
  • Glicídeos: frutose, glucose, rafinose e sacarose
  • Lipídeos: óleos essenciais e substâncias ceráceas
  • Proteínas: aminoácidos essenciais
  • Sais minerais: alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio
  • Taninos: ácidos fólico e caféico
  • Vitaminas: A, B1, B2, C e E

Benefícios da erva-mate

Pesquisas feitas com a erva-mate sugerem os seguintes efeitos benéficos:
  • Estimulante da atividade física e mental
  • Estimula a circulação
  • Aumenta o ritmo cardíaco
  • Facilita a digestão
  • Favorece a evacuação (fezes) e a micção (urina)
  • Promove a regeneração celular
  • Elimina estados depressivos
  • Aumenta a resistência de músculos à fadiga
  • Aumenta a força muscular
  • Desenvolve as faculdades mentais
  • Tonifica o sistema nervoso
  • Regulariza a respiração
  • Facilita a digestão
  • Promove sensação de bem-estar e vigor
  • Regula as funções sexuais
  • Efeitos cosméticos na pele
  • Previne a arteriosclerose
  • Melhora a memória
  • Previne gripes e alergias
  • Diurético
  • Diminui o colesterol e triglicerídeos
  • Aumenta o gasto energético
  • Favorece o emagrecimento
  • Previne a doença de Parkinson

Malefícios da erva

O consumo da bebida muito quente pode levar a lesões na parte interna da boca e da garganta, o que pode favorecer a formação de tumores (câncer de esôfago). Além disso, também pela temperatura, há a possibilidade de lesão nas papilas gustativas, causando uma perda parcial do paladar.
Diminui a absorção de ferro, devendo ser evitada por pessoas com anemia. Pode também aumentar a pressão, devendo ser evitada por hipertensos.

Câncer de garganta

O tumor no esôfago, ou câncer de garganta, não é causado pela erva-mate e sim pela alta temperatura da bebida.

Chimarrão x Café

Se o chimarrão contém cafeína como o café, tanto faz tomar qualquer um dos dois, certo? Errado. O efeito estimulante do chimarrão dura mais tempo que o do café. Além disso, não apresenta efeitos colaterais como insônia, palpitação, agitação e irritabilidade.

Tomar gelado, morno ou quente?

A erva-mate gelada é chamada de tererê, e não chimarrão. Apesar de fazer parte da tradição paraguaia, e não tanto da gaúcha, é uma boa alternativa para quem tem medo do câncer de esôfago ou, como eu, não gosta de bebidas quentes. A temperatura ideal para o chimarrão é entre 70 e 80°C, ou seja, a água não deve ferver. Nessa temperatura, os riscos de lesão são um pouco menores do que utilizando a água fervendo.

Fonte: Conteúdo do site R7
Fonte: http://renatapinheiro.com/beneficios-e-maleficios-do-chimarrao/



  14 metas para  emagrecer com saúde


As nutricionistas da USP têm uma lista de 14 metas que devemos tentar alcançar pouco a pouco, pelo menos duas a cada semana, para perder peso.


Confira as 14 metas da educação alimentar, indicadas pelo Centro de Referência em Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

1) Faça de 5 a 6 refeições por dia.
2) Frutas na sobremesa e nos lanches.
3) Coma verduras e legumes no almoço e no jantar.
4) A porção de carne deve ser do tamanho da palma da mão.
5) Troque a gordura animal por vegetal e consuma com moderação.
6) Modere nos açúcares e nos doces.
7) Diminua o sal e os alimentos ricos em sódio.
8) Consuma leite ou derivados na quantidade recomendada.
9) Consuma pelo menos 1 porção de cereal integral.
10) Coma uma porção de leguminosas por dia.
11) Reduza o álcool. Evite o consumo diário.
12) Beba no mínimo 2 litros de água por dia.
13) Faça pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.
14) Aprecie sua refeição. Coma devagar.


Fonte:http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1527629-16619,00-CONFIRA+AS+METAS+PARA+EMAGRECER+COM+SAUDE.html


Plantas que curam

Desde há muito tempo que sabemos que as ervas medicinais curam, mas por quê será que poucas folhas secas possam resolver os problemas de saúde das pessoas? Será apenas o fator psicológico ou simplesmente os componentes químicos que essas plantas medicinais possuem?
Talvez haja um pouco de cada componente, ou seja, às vezes uma erva nem tem efeitos verdadeiramente comprovados mas a crença de que faz bem consegue alguns efeitos positivos nas pessoas, mas a verdade é que a cura advém do complexo de substâncias que as plantas medicinais têm.
Para os esotéricos há certamente mais um fator que contribui para o efeito curativo das ervas que é a radiação energética invisível das plantas medicinais curativas. Neste caso é importante referir que tal energia é muito maior em plantas frescas do que nas secas.

As Ervas e suas indicações

Erva-cidreira

Principais propriedades são: analgésica, digestiva, antiespasmódica, anti-alérgica, calmante, cicatrizante, anti-inflamatória, anti-microbiana e anti-séptica.
As funções terapêuticas da erva-cidreira em forma de chá ajudam a combater os seguintes problemas: 
- dor de cabeça
- febre
- resfriados
- bronquites crônicas
- insônia
- cólicas intestinais.
Esta planta também pode ser utilizada para acalmar a pele quando misturada com a água de banho.

Alcachofra

A alcachofra é recomendada para o fígado devido as suas propriedades medicinais protetoras, mas também pode ser considerada como uma das plantas utilizadas para emagrecer devido ao seu potencial depurativo do sangue. Além de auxiliar em regimes de emagrecimento, a alcachofra também ajuda a combater o colesterol e o acúmulo de açúcar no sangue (diabetes) devido a substância cinaropicrina.

Chá Verde

Muitas plantas conhecidas e amplamente utilizadas mas poucos sabem o seu verdadeiro nome. Isto acontece com a Camellia Sinensis, a planta medicinal que dá origem ao chá verde.
As virtudes medicinais desta erva são conhecidas há séculos pelos orientais e somente hoje a ciência está comprovando as suas propriedades medicinais. O chá verde emagrece acelerando o metabolismo e estimulando a queima calórica além de ser diurético. Também ajuda a reduzir o colesterol, protegendo o coração através da sua ação vasodilatadora. Alguns estudos recentes indicam que o chá desta erva medicinal pode também ajudar a combater alguns tipos de câncer como o de estômago e o de próstata.

Atenção todos os chás devem ser tomados com precaução, principalmente por pessoas que tomam medicamentos constantes, pois alguns chás contém propriedades que quando combinadas com outras substâncias podem trazer graves efeitos colaterais.

Fonte: http://dicasuteis.com/ervas-medicinais



     Um dos produtos naturais para emagrecer que apresenta bons resultados é a linhaça dourada. Os benefícios da linhaça vão além da perda de peso pois a linhaça emagrece e também alimenta, além de possuir uma alta concentração de vitaminas, minerais, ômega-6, ômega-3, isoflavona e o fitoesteróide.




Tanto a  linhaça dourada quanto a linhaça marron são ricas em nutrientes e anti-oxidantes portanto ambas possuem propriedades nutricionais e terapêuticas idênticas.
O efeito emagrecedor da linhaça é muito em função dessa semente ser rica em fibras, o que ajuda a propiciar uma sensação de saciedade por mais tempo além de ser ótima para os intestinos.

 

A diferença entre Linhaça Marrom e Linhaça Dourada 

 
As sementes apresentam dois tipos – marrom e dourada. A marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido e a dourada, em regiões frias.

Linhaça Marrom:
• é cultivada em regiões de clima quente e úmido;
• são utilizados agrotóxicos,
• é um produto cultivado no Brasil, no Rio Grande do Sul

Linhaça Dourada:
• é cultivada em regiões frias,
• não se utiliza agrotóxicos no seu plantio,
• é produzida no Canadá e no norte dos Estados Unidos.

Principais Benefícios da Linhaça



- Combate o envelhecimento e as doenças degenerativas graças as propriedades da vitamina E.
- Combate os problemas cardiovasculares como a obstrução de artérias e o mau colesterol ( LDL) graças ao Ômega 3 e Ômega 6 e demais gorduras.
- Por ser rica em Isoflavona e Fitoesteróide, ameniza os efeitos da Tensão Pré-Menstrual (TMP) e também da Menopausa pois essas substâncias exercem um papel parecido com o estrogênio.
- Por ser rica em fibras, diminui a sensação de fome além de regularizar os intestinos, servindo como uma grande aliada ao combate a obesidade.
- A semente de linhaça também contém componentes anti-cancerígenos e antioxidantes.
- Além de todos os benefícios já mencionados, ainda é uma importante aliada no combate a hipertensão e diabetes.

Como Pode Ser Consumida a Linhaça?


Há diversas maneiras de se ingerir esta semente mas as formas mais comuns de consumo são:
  • Linhaça triturada
  • Farinha de Linhaça
  • Óleo de Linhaça
Cada uma dessas formas descritas acima pode ser utilizada para diferentes formas de preparo. A linhaça triturada pode ser usada na preparação de bolos, biscoitos ou juntamente com cereais integrais pela manhã.
A farinha de linhaça pode ser consumida na forma de vitaminas com leite ou sucos de frutas. Já o óleo de linhaça é normalmente encontrado em cápsulas e serve para atender aquelas pessoas que não têm muita disponibilidade para preparar a sua própria alimentação pois basta ingerir uma cápsula por dia e já se obtém os benefícios desejados.
O consumo diário recomendado para adultos é de 2 colheres de sopa. Já para as crianças até 12 anos o consumo é 1 colher de sobremesa por dia. Por serem sementes com grande teor energético, não devem ser consumidos em muita quantidade.
Uma recomendação importante é que a linhaça deve ser comprada em sementes e a trituração ou moagem deve ser feita preferencialmente em casa e na quantidade exata que será utilizada. Isto evita que a linhaça em farinha ou triturada fique oxidada.
Os benefícios da linhaça são comprovados mas nunca ultrapasse a dose diária recomendada. Lembre-se que tudo de mais não é bom para a saúde. Mantenha uma dieta equilibrada e faça exercícios físicos regularmente, pois isto o ajudará a emagrecer com saúde e de uma forma bastante natural. Se não sabe como preparar a sua dieta para emagrecer, procure um nutricionista. É importante perceber que para perder peso é preciso comer diariamente as calorias recomendadas para a sua altura, idade e peso ideal.


Fonte: http://dicasuteis.com/beneficios-da-linhaca-dourada




SALADA DE FRUTAS - VANTAGENS

 



1 – Protetora contra o envelhecimento
As frutas são fontes ricas em vitaminas A, C e E, que possuem propriedades protetoras contra o envelhecimento precoce pela ação de seus antioxidantes, que combatem os radicais livres
*radicais livres: moléculas oxigenadas, tóxicas, produzidas pelo nosso organismo como resultado de diversos fatores como fumar, exposição a raios solares, stress, poluição, que podem gerar danos celulares irreversíveis ou morte celular, causando envelhecimento.

2 – Anti celulite
A celulite é uma retenção de água e de toxinas nas células. Então um suco, por exemplo, de abacaxi, maçã e cenoura seria uma maneira natural de prevenir a celulite. O abacaxi, porque tem uma enzima chamada bromelina, que é antiinflamatória. Além disso, ele é levemente diurético. A maçã, porque é a vassourinha do organismo, ela ajuda a eliminar todas as toxinas. E cenoura, que é riquíssima em vitamina A, que é importante para recuperação e regeneração do tecido celular.

3 - Contra a depressão
Suco anti-stress: laranja, manga e banana, juntas. As pessoas deprimidas, normalmente, têm pouca vitamina C, e a laranja é riquíssima em vitamina C. Essas pessoas também têm pouca vitamina A, e a manga é uma das frutas que tem mais vitamina A. A banana dá mais energia

Em tempo: as frutas são um alento para seu corpo e alma, mas dê preferência às orgânicas e aquelas da estação.

Valor calórico: 250g = 131 kcal


“TURBINE” SUA SALADA DE FRUTAS

Alguns ingredientes podem ser acrescentados a salada de frutas para realçar seu sabor e aumentar as propriedades nutricionais dela. Seguem abaixo alguns exemplos de complementos que podemos utilizar, observando que mesmo saudáveis eles podem ser calóricos então devem ser consumidos com moderação.

MEL - Valor calórico: 1 colher de sobremesa (10g) = 30 kcal
O mel é basicamente um alimento energético, pode ser utilizado na alimentação, sobretudo como substituto do açúcar. Agumas das suas vantagens: é um alimento natural, de fácil digestão, não contém gordura nem colesterol; é menos calórico do que o açúcar; contém minerais e vitaminas; diminui o poder oxidante da carne quando pincelada antes do seu preparo.

LINHAÇA - Valor calórico: 1 colher e meia (25g) = 50 kcal
A semente de linhaça que é rica em ômega-3 e ômega-6 atua na prevenção de problemas cardiovasculares e exerce ação antioxidante e de renovação celular. Uma colher e meia de sopa da semente moída, garante a ingestão de todo ômega-3 que uma pessoa precisa. A linhaça também é excelente na regularização das funções intestinais e indicada para diabéticos, por ser capaz de estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Alguns estudos apontam que a linhaça pode ajudar na prevenção da obesidade. Tanto a semente amarela (dourada) quanto a marrom apresentam as mesmas propriedades nutricionais.

 IOGURTE - Valor calórico: iogurte natural (1 copo 140g) = 108 kcal
O iogurte é obtido pela fermentação do leite. Devido à presença de fermentos lácteos, o iogurte possui benéficas propriedades nutricionais, e é de fácil digestão. Auxilia no bom funcionamento do intestino, contém cálcio que ajuda no fortalecimento dos dentes.
O iogurte pode ser encontrado em diferentes versões e são divididos em categorias, como naturais e desnatados. O iogurte natural contém proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. O desnatado contém as mesmas propriedades nutritivas, porém com uma redução de gordura que lhe confere baixo valor calórico, sendo indicado para quem quer emagrecer e controlar o índice de colesterol.

GRANOLA - Valor calórico: 1 colher de sopa (15g) = 45 kcal
A granola é uma mistura de fibras e cereais deliciosa que facilita o trânsito intestinal e fornecer vitaminas e minerais importantes como o selênio (castanha do Pará). Porém, algumas misturas são acrescidas de mel e açúcares, fazendo com que fiquem mais calóricas. Por isso, vale a pena comer com moderação (1 colher de sopa ao dia), faz uma diferença incrível para sua saúde!


Fonte: http://qualitanutricao.com.br/publicacoes.asp?id=5




10 dicas para uma alimentação saudável


A chave para uma alimentação saudável é um equilíbrio entre variedade e moderação. Devemos comer uma grande variedade de alimentos sem ingerir muitas calorias ou exagerar em qualquer um dos nutrientes que nosso corpo precisa. Seguindo essas dicas você saberá como seguir este conselho e ainda poder desfrutar dos alimentos que mais gosta sem medo.




  1. Coma uma variedade de alimentos ricos em nutrientes. Diariamente precisamos de mais de 40 nutrientes diferentes para o bom funcionamento do nosso corpo e evitar doenças, e nenhum alimento sozinho consegue prover essa necessidade. Por isso sua dieta diária deve conter doses de pão e outros produtos como cereais, frutas, vegetais, produtos lácteos e carnes, aves, peixes e outros alimentos protéicos. A quantidade de cada um depende de suas necessidades energéticas.
  2. Abuse de grãos integrais, frutas e verduras. Se não tem o hábito de ingerir esses alimentos, deve pensar seriamente em mudar seus hábitos alimentares, pois são eles que provém grande parte dos nutrientes que precisamos sem serem calóricos.
  3. Manhenha-se no peso ideal. O excesso de peso aumenta suas chances de desenvolver doenças como pressão alta, doenças cardíacas, derrame, diabetes, alguns tipos de câncer e muitas outras. Mas estar magro demais também causam males como osteoporose, irregularidades menstruais e outros problemas de saúde. A alimentação balanceada e saudável e a prática de exercícios físicos ajudam a manter o peso ideal.
  4. Coma porções moderadas. Se conseguir comer pouco, poderá comer de tudo, mas se exagerar em algum alimento terá que diminuir a porção de outros, por isso o melhor é comer de tudo, mas um pouco de cada coisa.
  5. Faça refeições regulares. Pular refeições podem levar ao descontrole da fome, pois ficará essa refeição sem comer, porém comerá muito mais na próxima. Os lanches entre refeições também atrapalham, pois as vezes ao invés de um lanche ele torna-se uma refeição inteira, e por isso que engordamos.
  6. Reduza, mas não elimine certos alimentos da dieta. A grande maioria das pessoas come por prazer, se seu alimento preferido é rico em gordura, sal ou açúcar, não há a necessidade de parar de comê-lo. Apenas deve reduzir a quantidade das porções e das vezes que o come.
  7. Faça um balanço do que come de tempos em tempos. Se num dia exagerou no consumo de gordura, sal ou açúcar, no outro evite esses alimentos. O segredo é que as escolhas de alimentos devem ser balanceadas ao longo de vários dias, um dia compensando o outro.
  8. Conheça sua dieta. Para melhorar seus hábitos alimentares, você primeiro tem que saber o que há de errado com eles. Faça uma lista do que comeu durante três dias e depois veja se a dieta está de acordo com essas dicas. Veja se existe muitas porções de alimentos gordurosos, muita manteiga ou molhos para saladas. Nos próximos dias consuma quantidade menores deles, até alcançar o equilíbrio.
  9. Faça as mudanças gradualmente. Não há como mudar seus hábitos alimentares do dia para a noite, pois além de ter uma extrema força de vontade, uma mudança radical pode fazer com que você fique no meio do caminho e desista. O ideal é ir corrigindo as deficiências e excessos aos poucos.
  10. Lembre-se que os alimentos não são bons ou maus. Tudo em excesso faz mal, por isso não se sinta culpado se um dia exagerou nos doces, tente compensar não comendo-os no outro dia. O que faz os alimentos fazerem mal ao nosso corpo é o excesso. Se conseguir ter uma dieta variada e balanceada poderá comer sempre um pouco de tudo o que mais gosta.
Seguindo estas dicas conseguirá ter uma alimentação saudável, uma vida mais longa e livre de doenças, além de muito mais auto-controle e disciplina, já que isso é essencial para quem quer conseguir mudar sua dieta diária.

Fonte: http://www.alimentacao-saudavel.com/10-dicas-para-uma-alimentacao-saudavel/




Algumas Frutas que curam


Uva - A uva é uma das frutas mais apreciadas pelo homem, desde a mais remota antiguidade. Em todos os tempos, ela tem sido um precioso alimento para o gênero humano, nas vária fases da sua existência.

Utilidades Medicinais
Anemia
- Tomar suco de uva natural e concentrado freqüentemente.


 

Abacate - O abacateiro é originário do México e aclimatado no Brasil. Pertence à família das Lauráceas,em que se incluem também a canela, o louro,o sassafrás etc.

Utilidades Medicinais
Afta -Mastigar folhas tenras de abacateiro. Bem lavadas.
Amidalite - Gargarejo com o chá das folhas do abacateiro.Combinar com chá de tanchagem para maximizar o efeito.
Bronquite - Chá morno das folhas do abacateiro.O efeito é melhor quando se torna esse chá às colheradas misturado com própolis e chá de guaco.Duas a quatro xícaras por dia.
Cansaço - Afirma-se que a folha do abacateiro contém propriedades revitalizantes.Usar esporadicamente o chá juntamente com limão e mel.
Diarréia - Caroço tostado e moído bem fino. Dissolver duas colherinhas deste pó em uma xícara de água morna. O efeito é mais potente se, em lugar de água,for utilizado o decocto dos brotos da goiabeira.
Digestão,distúrbios da - Recomenda-se o chá das folhas do abacateiro para a dispepsia atônica.
Dor-de -cabeça - Compressas mornas com o chá das folhas à cabeça. Convém também tomar este chá.
Tosse - Chá das folhas do abacateiro, morno, com mel, tomado aos goles.
Verminoses - Lavar e moer bem a casca de abacate, e misturar em partes iguais com casca de limão ralado;acrescentar mel e tomar em jejum uma colher de sopa.


 
Abacaxi - Origina-se da América Tropical, sendo também cultivado em outros países de clima tropical e subtropical. Pertence à mesma família botânica do gravatá e da samambaia conhecida como barba-de-velho,da família das bromeliáceas.

Utilidades Medicinais
Anemia - A acidez do abacaxi favorece,na digestão, a absorção de ferro.O anêmico pode, no intervalo das refeições, usar um pouco de suco de abacaxi diluído em água e adoçado com melado de cana.
Diurese - O suco de abacaxi é excelente diurético.
Inapetência - O suco de abacaxi, sem açúcar,tomado em pequena quantidade uma ou duas horas antes da refeição, ajuda a abrir o apetite.
Nefrolitíase - Para auxiliar na eliminação de cálculos, há tratamentos naturais específicos. O suco de abacaxi pode participar juntamente com outros sucos e chás. Pode-se passar alguns dias com dieta exclusiva de abacaxi,e tomar chás como o de quebra-pedra, folha de abacate, cana-do-brejo e cavalinha. Convém, entretanto, seguir orientação médica para cada caso.




Amora - São duas espécies principais: a preta ( Morus nigra ) e a branca ( Morus alba ). Ambas são medicinais e alimentícias. A amoreira - branca é cultivada quase que exclusivamente para a criação do Bombyx mori ou bicho- da - seda, muito comum no Oriente. Este inseto alimenta - se das folhas da amoreira - branca.A amora pertence à família das moráceas, em que se incluem também a jaca, o figo, a fruta-pão, a umbaúba etc.

Utilidades Medicinais
Afta - Bochechar com suco de amora-preta, quente,adoçado com mel.
Amigdalite - Suco de amora - preta, quente, adoçado com mel; tomar aos goles. Pode - se também preparar um xarope deste suco, bastando cozê-lo até engrossar um pouco. Fazer gargarejos com o xarope, ou toma -lo às colheradas, deixando descer suavemente pela garganta.
Bronquite - Infuso da casca da raiz, morno, para combater a tosse. Tomar morno, às colheradas. Em excesso é purgativo. Para preparar um infuso, deitar água fervente sobre as cascas das raízes bem picadas, tapar o recipiente, e deixar esfriar.
Cabelo, queda de - Massagear o couro cabeludo com o infuso das folhas da amoreira.
Catarro - Para as secreções catarrais das vias respiratórias altas recomenda - se o gargarejo com o chá morno das folhas da amoreira.
Doenças das Cordas Vocais - Suco de amora preta, quente, adoçado com mel.Tomar vagarosamente.
Diarréia - Usar xarope de amora, conforme explicado em amidalite. Tomar não mais de 2 colheres de sopa por vez, com intervalos mínimos de 2 horas.

 

Banana - Originária da Ásia Meridional, de onde se difundiu para a África e América- É uma fruta deliciosa nutritiva medicinal.

Utilidades Medicinais
Anemia - A banana não é relativamente, muito rica em ferro, mas tendo em vista sua boa aceitação, que facilita um consumo liberal, 3 a 5 unidades podem contribuir aproximadamente com 20 a 30% da quantidade de ferro requerida para um dia.
Asma - Assar a muda pequena da bananeira maçã, com raiz e tudo, cortada em rodelas.Depois espremer para obter o caldo,misturar com mel de abelha e tomar diariamente um cálice.
Constipação Intestinal - Recomenda-se a banana-nanica( ou banana d'água ou banana caturra).Fazer, em jejum, uma refeição,com esta banana,crua,sem misturar com outros alimentos.Pode-se fazer a "cura de banana".
Desnutrição - A banana pode ser incluída no programa alimentar de convalescentes de desnutrição, haja visto que é alimento rico em calorias e vitaminas. Seria vantajoso incluí-la na merenda escolar.
Obesidade - Os obesos não devem abusar da banana. É preciso usá-la com regra. Algumas refeições esporádicas exclusivas de banana prata.( 1 ou 2 unidades pequenas são indicáveis).
Paralisia - As doenças neurológicas que levam a paralisias são às vezes tratáveis com vitaminas do complexo B. A banana, como fonte dessas vitaminas é adequada nesses casos como elemento dietético.


Caju - O caju é uma fruta que merece nossa melhor acolhida à mesa . Pertence a família das anacardeáceas, em que se incluem também a manga, amoreira, imbu, a cirigüela e o cajá manga.

Utilidades Medicinais
Afta - Aplicar no local o suco dos brotos do cajueiro.
Calo - Aplicar topicamente, na forma de cataplasma, o suco das castanhas frescas, várias vezes ao dia.
Escorbuto - Devido a sua riqueza em vitamina C , o consumo de caju é poderoso antídoto contra essa desordem carêncial.
Gripe - Tomar suco de caju
Verrugas - O mesmo procedimento orientado em calo.

 

Caqui - O caquizeiro, árvore da família das Ebenáceas, é originário da China, da Coréia e do Japão.Por alusão à cor do fruto,"caqui" em japonês significa "amarelo escuro".

Utilidades Medicinais
Doença da Bexiga - Fazer algumas refeições exclusivas de caqui, ou de suco de caqui com um pouco de água, sem açúcar.
Cãibras - Recomenda-se empiricamente, comer dois ou três caquis por dia.
Constipação Intestinal - Fazer algumas refeições exclusivas de caqui. Pode substituir o jantar.Não comer em excesso.
Doenças das Vias Respiratórias - Recomenda-se cozinhar a polpa do caqui com água em um pouco de
mel.Mexer bem e tomar meia xícara deste líquido xaroposo, morno, várias vezes ao dia.
 


Carambola - A caramboleira, pequena árvore da família da Oxalidáceas, é originária da Índia, tendo sido aclimatada no Brasil.

Utilidades Medicinais
Diurese - O suco de carambola age como um bom diurético, auxiliando na limpeza dos rins.
Eczema - Convém ingerir diariamente um copo de suco fresco de carambola.
Picadas Venenosas - Embora não substitua os antídotos convencionais, a aplicação externa das folhas bem amassadas de carambola ajuda a evitar complicações, segundo conceito popular.


Coco - O coco- da-baía é uma palmeira abundante neste País,principalmente nos Estados da Bahia e de Pernambuco, onde confere à paisagem litorânea um toque de singular beleza. A palmeira ocupa lugar preponderante na literatura botânica.Em folhas de palmeira os fenícios faziam sua escrita. Folhas de palmeira coroavam as musas outrora representadas pelos escritores e escultores.Para os astrólogos egípcios, a folhas da palmeira era o emblema de sua ciência.desde os tempos mais remotos, os triunfos são simbolizados pelas palmas, as ¨palmas da vitória¨. E quem não sabe da triunfal entrada de Jesus em Jerusalém, quando o povo lhe saiu ao encontro, com ramos de palmeiras ?

Utilidades Medicinais
Apetite, falta de
- Tomar água de coco algumas horas antes da refeição Não usar outros alimentos nos intervalos da alimentação.
Artrite - Os artríticos devem beber regularmente água de coco.
Asma - Tomar de manhã e à noite duas ou três colheres de sopa do leite de coco aquecido. Em seguida, tomar uma xícara de chá de agrião(decocto).Usar leite de coco natural, caseiro, não adoçado. Não usar o industrializado.
Calmante - Tomar água de coco em abundância.
Cárie dentária,para prevenir - Comer freqüentemente coco,mastigando bem. Não usar açúcar.
Disenteria - tomar duas xícaras de leite de coco natural por dia, sem açúcar.
Enjôo - Tomar água de coco aos goles. Recomenda-se especialmente em viagens marítimas. Aconselha - se levar alguns cocos verdes.
Respiratórias, vias, doenças das - Tomar o infuso das flores do coqueiro com mel.
Verminoses - Mastigar bem e deglutir em jejum, pela manhã, uma colher de sopa de coco ralado, fresco.

Fruta - de - conde - A fruta- de - conde é produzida por uma árvore chamada ateira, da família das Anonáceas.Pertencem a esta família a graviola e o araticum.É originária das Antilhas, tendo sido aclimatada no Brasil. A frutas é também conhecida pelos nomes de ata, pinha e condessa.

Utilidades Medicinais
Anemia
- Embora não seja muito rica em ferro, a fruta - de - conde pode ser vantajosamente incluída na dieta de anêmicos juntamente com outros alimentos ricos em ferro, dada sua riqueza em vitamina C.
Caspa - Aplicar no couro cabeludo o macerado das sementes misturado com álcool.
Cãibras - Chá das folhas, em infusão. Uso interno.
Debilidade geral - Recomenda-se a inclusão da fruta-de-conde na dieta em caso de debilidade geral.
 



Goiaba - Entre as muitas frutas brasileiras, a goiaba é uma das mais comuns. É uma fruta de grande valor nutritivo .Possui quantidade razoável de sais minerais, como cálcio e fósforo.

Utilidades Medicinais
Diarréia
- Tomar o chá das folhas tenras da goiabeira. ou macerar bem a goiaba verde , cozer,coar em pano fino e aplicar clisteres com este líquido.
Distúrbios da digestão - Recomenda-se fazer refeições exclusivas de goiaba fresca. pode-se também preparar um chá com os brotos da goiabeira e as folhas da laranjeira azeda.

  
 
Jaca - A Jaqueira é uma árvore da família das moráceas . Originária da Índia e de outros paises da Ásia.

Utilidades Medicinais
Anemia
- Dado o seu alto teor em ferro, a jaca(especialmente o caroço) é indicada na anemia ferropriva.Pode-se cozer o caroço como a castanha portuguesa.
Tosse - Descaroçar os frutos, bater no liquidificador, misturar com mel e cozinhar em fogo brando por uns 40 minutos, mexendo sempre.Coar. Tomar uma colher de sopa deste xarope toda vez que a a tosse se manifestar.


Mamão - A história do mamão no continente americano remonta a Ponce de Leon, que, depois de ter desembarcado nas praias da Flórida,escreveu ao rei da Espanha, contando sua jornada em busca de juventude. Disse, na sua carta, o seguinte: ¨Os índios preparam a carne para cozinhar, envolvendo-a, muitas horas antes de levá-la ao fogo, com folhas de uma árvore que produz um delicioso ' melão ', o qual se come tão tenra que suas fibras se separam facilmente com os dedos¨.O mamão é uma das melhores frutas do mundo, tanto pelo seu valor nutritivo, como pelo seu poder medicinal.Um dos seus mais importantes princípios é a papaína, uma enzima reconhecida como superior à pepsina e muito usada para prestar alívio nos casos de indigestão aguda.Também tem efeitos benéficos sobre os tecidos vivos.O leite de mamão está tendo tantas e tão variadas aplicações nos Estados Unidos,que já existe nesse país uma florescente indústria destinada a colhê-lo, manipulá-lo e comercializá-lo.

Utilidades Medicinais
Acidose
- Fazer refeições só de mamão. Mastigar algumas sementes.
Anginas - Cataplasma local com a polpa do mamão miúdo e ácido.
Bronquite - Proceder como indicado em rouquidão ou em gripe.
Calos - Aplicar no local o ¨leite¨do mamão, de preferência o leite¨das folhas.
Câncer - Comer em jejum, mastigando, cerca de 15 sementes de mamão. Após as refeições comer cerca de 10 sementes. Além deste, são necessários outros cuidados específicos.
Diurese - Recomenda-se fazer refeições exclusivas de mamão ou de suco de mamão. Comer, juntamente, algumas sementes.
Estômago, doença do - Recomenda-se usar mamão maduro em abundância, e fazer, esporadicamente, refeições exclusivas desta fruta. Mastigar umas 10 ou 15 sementes de mamão por dia.
Feridas - Aplicar no local o ¨leite¨extraído das folhas.
Fígado, doenças do - Mastigar umas 10 ou 15 sementes de mamão após o almoço.
Gripe - Infusão das flores do mamoeiro-macho com um pouco de mel. Tomar 2 a 3 xícaras por dia, mornas.
Laxante - Fazer refeições exclusivas de mamão, de preferência no desjejum> Comer, juntamente, algumas sementes.
Pele, para a beleza da, ou manchas e rugas da - Massagear diariamente a pele com mamão maduro.
Verrugas - Proceder como indicado em calos.

 

Manga - A manga - fruto da mangueira, árvore frondosa da família das Anacardiáceas originária do Sul da Ásia, hoje cultivada em toda os países tropicais e subtropicais- apresenta uma polpa carnosa, algumas vezes fibrosa, amarela em diversos tons, rica em terebintina, um óleo-resina, e de agradável paladar ao natural ou sob forma de compotas, marmeladas, geléias e refrescos.As mais conhecidas variedades, que apresentam diferenças no tamanho, na forma , no colorido e no sabor, são as seguintes: Manga-espada- Alongada. Achatada dos lados. Permanece verdolenga mesmo após a maturação.Manga -rosa - Arredonda. Lindo colorido amarelo, matizado de rosa. Tamanho variável segundo a região produtora.Manga-bourbon - Mais ou menos esférica. Verde-amarelada.Manga-família- Mais ou menos esférica. Verde- amarelada.Manga-favo-de-mel- Alonga. Intensa coloração amarela. Muito doce.Manga-carlotina - Pequena. Arredondada. Amarelo-esverdeada, com pintinhas escuras,Alto teor de vitaminas C.Manga-coração-de-boi - Como o nome indica, apresenta-se sob a forma de um coração.A manga é uma fruta saborosa e nutritiva, hoje nativa em certas regiões do Brasil.

Utilidades Medicinais
Anemia
- A manga pode ser incluída na dieta dos anêmicos, junto com alimentos que contenham ferro.
Asma - Chá das folhas tenras da mangueira. Tomar morno, com mel.
Diarréia - Tomar o chá dos ramos tenros.
Digestão, distúrbios da - Fazer uma ou mais refeições só de manga.
Dispepsia - Ver digestão, distúrbios da.
Diurese - Comer mangas ou tomar o suco.
Respiratórias, doenças das vias - Xarope de manga: cozinhar o suco natural de manga com mel, até ficar reduzido à metade. Tomar uma colher de sopa de hora em hora.
Sarna - Cataplasma com a goma-resina que se extrai do tronco.
Verminoses - Preparar um decocto dos brotos dos ramos e da amêndoa das sementes, bem triturados, e tomar, em jejum, na dose de uma x´cara de chá, juntamente com suco de limão.

 

Maracujá - O maracujazeiro é uma planta trepadeira da família das Passifloráceas, de que há diversas espécies.

Utilidades Medicinais
Adstringente
- Decocto das folhas do maracujá-com-folhas-de-louro
Calmante- Proceder como indicado em insônia.
Diarréia - Chá das Folhas de sururuca.
Estresse -Proceder como indicado em calmante.
Gota - Tomar banhos quentes com o decocto das folhas do maracujá-da-bahia ou maracujá-cheiroso.
Histeria - Tomar várias vezes ao dia o refresco de maracujá, adoçado com mel.
Insônia - Tomar o suco do maracujá ao natural, adoçado com mel. Bater a polpa do maracujá ( sem retirar as sementes ) com água e mel, e coar.
Verminoses - Triturar as sementes do maracujá-da bahia ou do maracujá-pintado, misturar com mel, e tomar uma colher de sopa em jejum.

 

Melancia - A melancia é produzida por uma planta da família das Cucurbitáceas, a que pertencem também o melão, o maxixe, o pepino, a abóbora, a bucha e o chuchu. É oriunda da Índia e aclimatada no Brasil, sendo cultivada em todos os Estados do país. Outros nomes botânicos para a melancia são Citrullus vulgaris e Citrullus lanatus (Thunb.) Mansf.

Utilidades Medicinais
Ácido úrico
, distúrbios no metabolismo do - Proceder como indicado em reumatismo.
Alcoolismo - Proceder como indicado em reumatismo.
Febre - Tomar o suco de melancia fresco. Ou, aplicar fatias de melancia sobre o abdome, se houver causa intestinal.
Ferimento, dores produzidas por - Triturar as sementes em água com mel (liquidificar).Aplicar cataplasmas locais, renovando sempre.
Garganta, doenças da - Proceder como indicado em reumatismo.
Respiratórias, doenças - Comer esporadicamente melancia, substituindo uma refeição por esta fruta.
Reumatismo - Fazer refeições só de melancia, esporadicamente. Passar um ou dois dias por semana, durante algumas semanas, não seguidas, só com melancia. Manter repouso nos dias de dieta com melancia.
Urinárias, doenças das vias - Proceder como indicado em reumatismo. Triturar as sementes com um pouco de água no liquidificador, coar, e tomar três a quatro xícaras por dia.

 
Melão - O melão é produzido por uma planta da família das Cucurbitáceas, originária da Ásia e aclimatada no Brasil. Pertence à mesma família da melancia.

Utilidades Medicinais
Disenteria
- Triturar as sementes em água e um pouco de mel. Coar. Tomar morno e bem diluído, 3 xícaras por dia.
Estômago, doenças do - Tomar esporadicamente o suco de melão. Substituir refeições por este suco. Triturar as sementes em água e mel; coar e tomar morno e bem diluído, 3 xícaras por dia.
Febre - Proceder como indicado em disenteria, com a diferença de que o liquido ali indicado deve ser tomado fresco em caso de febre.
Hepática, insuficiência - Proceder como indicado em estômago.
Inapetência - Triturar as sementes em água e mel (no liquidificador). Coar e tomar bem diluído, duas horas e meia antes da refeição.
Reumatismo - Fazer refeições só de melão, esporadicamente. Passar um ou dois dias por semana só com melão, quando se deve manter repouso.

 

Morango - Como fruta, raramente há quem não aprecie o morango, seja no seu estado natural, seja preparado em conserva.Antes de ser usado, o morango precisa ser cuidadosamente lavado, o que é indispensável de vários pontos de vista.Os horticultores combatem as pragas dos morangueiros com auxílio de compostos de cobre e outros fungicidas e inseticidas venenosos.E pode haver horticultores não esclarecidos ou inescrupulosos, que reguem suas plantações com água poluída. Dai o grande perigo de tifo, paratifo e outras moléstias contagiosas.Se o morango é de procedência duvidosa, deve ser banhado em sumo de limão, que minimiza o perigo de que estamos falando.Quando necessário guardar o morango por um ou dois dias, pode-se colocá-lo em ligeiras camadas sobre uma peneira e guardá-lo em lugar suficientemente fresco.

Utilidades Medicinais
Ácido úrico
- Recomenda-se substituir esporadicamente algumas refeições por morango, exclusivamente. Além disso, convém passar um ou dois dias por semana, na época desta fruta, só com morangos, quando é indicado repouso.
Bexiga, cálculos da - Tomar de manhã em jejum uma colher de sopa de suco de morango puro.
Catarros pulmonares - Proceder como indicado em ácido úrico. Tomar o xarope de morango: cozinhar o suco de morango com mel (metade de cada um) por aproximadamente uma hora. Tomar uma colher de chá de hora em hora.
Diarréia crônica - Tomar o chá das folhas.
Diurese - O decocto da raiz é diurético.
Febre - Tomar suco de morango.
Reumatismo - Substituir refeições pelo uso exclusivo de morango. Passar um ou dois dias por semana só com morango, quando se deve manter repouso.
Rins, doenças dos - Proceder como indicado em ácido úrico . Pode-se fazer refeições exclusivas de morango amassado com mel.
Verminoses - Proceder como indicado em ácido úrico. 

 


Na dúvida, mantenha o charme!

Image and video hosting by TinyPic

 

 

 

 

Sem comentários:

Expresse sua opinião aqui!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...